A Homeing está de regresso. Aquela que será a sua 9ª edição terá lugar um ciclo de conferências que abordam temas como a Transição Digital, a Inteligência Artificial e a importância do storytelling na criação de espaços.
Homeing, evento de design de interiores, regressa ao Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, entre os dias 19 a 21 de Setembro, com uma edição dedicada aos Storytailors. Sendo já uma referência no sector, a 9ª edição da Homeing conta com um programa diversificado que promete revelar as principais tendências, técnicas e novidades do sector.À semelhança das edições passadas, a Homeing promove um programa de palestras, designado “Let’s Talk About”, assente na partilha de conhecimentos e na promoção de networking entre os diversos profissionais da indústria.
Neste ciclo de conferências, pretende-se discutir soluções inovadoras e actuais, apresentar espaços inspiradores e promover momentos de reflexão e debate em torno de temas que impactem directamente o sector.
O primeiro dia começa por apresentar um debate participativo sobre a Transição Digital da Construção em Portugal e a necessária adaptação dos agentes da indústria AEC, moderado por Cláudia Antunes, Regional Lead Women in BIM em Portugal.
Ainda no primeiro dia do evento, será promovida uma mesa redonda que irá debater sobre “Storytailors: Como as Narrativas Moldam a Alma dos Espaços”, reforçando o mote da actual edição. Esta dinâmica será coordenada pela designer de interiores Nini Andrade Silva, contando com a participação de convidados: Bernardo Trindade, Gracinda Raposo, Pedro Almeida e Luís Araújo. Neste painel, a designer dará destaque à importância que as narrativas criativas assumem nos projectos de design de interiores, uma vez que para Nini Andrade Silva “os edifícios contam histórias e os projectos de design devem reflectir a história, a cultura e a identidade de uma comunidade”. Em paralelo, a designer apresentará uma das suas mais recentes criações, o Sofa Duna, uma peça de design autoral totalmente fabricada em cortiça maciça e reciclada. O Sofa Duna ganhou o prémio de melhor peça de design pelos International Design & Architecture Awards, em Londres e, recentemente, passará a integrar uma das mais importantes colecções museológicas de design do Mundo.
Já no segundo dia, a Homeing apresenta como primeira dinâmica o painel da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, composto por alunos mestres e doutorados na área. Neste painel, serão abordados diversos temas relacionados com o mote desta 9ª Edição, nomeadamente “Narrando histórias através do design”, “Design e Storytelling na Transição Linear Circular” e, ainda, “Curadoria e Design Expositivo (AS)SENTAR”.Durante a manhã do segundo dia, será ainda apresentado o MESA Atelier, sob o mote “Do comércio à habitação”, que pretende levar a cabo um debate em torno da reconstrução de espaços de comércio encerrados, edifícios e vazios urbanos degradados no centro das grandes cidades que permitam fixar em permanência novos grupos de população que pretendem habitar e/ou desenvolver o seu próprio negócio.
Para finalizar este ciclo de conferências, será apresentada uma palestra conduzida por Gabriel Augusto, director da FLAG, que pretende abordar “O Novo Normal: Como a IA está a transformar o nosso Mundo”.Destaca-se, ainda, a dinâmica conduzida por Patrícia Catalão que, pela segunda vez, apresenta um projecto criativo para a Homeing – o “Crossing Atlantic Pavilion”. Este ano, o projecto inspira-se na história do Pavilhão Carlos Lopes, numa simbiose entre a arquitectura portuguesa e o design brasileiro, em homenagem à origem e arquitectura do edifício.
Destaca-se, ainda, a dinâmica conduzida por Patrícia Catalão que, pela segunda vez, apresenta um projecto criativo para a Homeing – o “Crossing Atlantic Pavilion”. Este ano, o projecto inspira-se na história do Pavilhão Carlos Lopes, numa simbiose entre a arquitectura portuguesa e o design brasileiro, em homenagem à origem e arquitectura do edifício.
Por CONSTRUIR
10 Setembro 2023
Comentarios