Depois de há dois anos ter apresentado “O Mais Português Hotel do Mundo”, a Alimentaria & Horexpo Lisboa 2019 prepara-se para apresentar o ‘Live Innovation Hotel’, que se pretende que seja “O Hotel mais Tecnológico do Mundo”, destacando a importância do processo criativo, a inovação na decoração de interiores e a inovação nos equipamentos, serviços e tecnologias. Integrado no Salão Horexpo – Salão Internacional da Hotelaria e Restauração e tendo a inovação como mote central, o ‘Live Innovation Hotel’ é um desafio lançado a um conjunto de designers e arquitetos que tem como objetivo evidenciar as soluções inovadoras, os produtos e as marcas existentes no mercado aplicados no contexto da hotelaria e da restauração, por parte de empresas que cada vez mais têm que seguir e ditar as novas tendências do setor hoteleiro.
A feira apresentará também um novo posicionamento, abordando três setores que incidem em três eixos estratégicos: Nutrição Saúde e Bem-estar, Inovação Alimentar e Valorização da Produção de Qualidade. Segundo a organização este é um evento muito importante por impactar consumidores, mas também profissionais da área do turismo, cafés, restaurantes, responsáveis por hotéis ou alojamentos locais, retalho/distribuição, comércio alimentar, entre outros.
Por isso, a feira estará dividida em três salões: Saúde e bem-estar que reúne a oferta alimentar, organizada em torno de setores que representam a grande variedade da indústria de alimentação e bebidas.
A Horexpo, que apresenta uma oferta global com equipamentos para cafés, bares, pastelarias, restaurantes e hotéis, reunindo as principais marcas internacionalmente reconhecidas no mercado. E por último a Tecnoalimentaria onde se reúne a mais completa oferta de tecnologia e equipamentos para a indústria e distribuição alimentar. Este certame tem já confirmadas a participação de mais de 800 expositores, 2 mil marcas, onde são esperados cerca de 25 mil visitantes.
O interesse das empresas portuguesas é notório, uma vez que 65% das empresas inscritas são lusitanas. Quanto ao número de entradas na feira a organização perspetiva aumentar em 20% o número de visitas no canal Horeca - Hotel/restaurante/café e em 10% o número de visitantes à área da distribuição. Neste evento será ainda realizado o 3º Fórum da Distribuição, organizado pela Verbadixit, onde se pretende juntar os profissionais e os especialistas, para dar resposta à grande questão de como será a nova distribuição alimentar e não alimentar na década 2020-30?
A Alimentaria & Horexpo Lisboa será também o palco para a 1ª edição do Sushi Cup Portugal, o concurso que vai eleger o melhor Sushiman português e que representará o nosso país no concurso mundial no Japão.
A internacionalização das empresas portuguesas presentes é outro dos pontos-chave desta edição, que pretende abrir portas nos quatro cantos do mundo através do programa ‘Hosted Buyers’, que tem como missão assegurar a presença de profissionais de empresas internacionais com poder de decisão, dos setores e produtos representados na feira. O evento será ainda montra de países como a Bulgária, Polónia, Alemanha, Áustria, Brasil, França, Holanda, Itália, Perú, Polónia, Suíça, Tailândia, Bélgica, Luxemburgo, México e China.
Por www.vidaeconomica.pt - Susana Almeida, 21/03/2019